27 setembro 2011

Brian May é melhor guitarrista ou astrofísico?



Eu costumo dizer que todo homem é bom em pelo menos uma coisa na vida. Temos os que são os melhores pais, os que são bons em desenhar e temos os que melhor fazem é gerir ou lidar com pessoas. O que ocorre é que nem sempre nós conseguimos descobrir o que melhor fazemos.

Veja o caso de Sir Brian Harold May (sim, Sir!). Ele é o guitarrista do Queen, umas das maiores bandas de rock dos anos 80, também compondo hits como We will rock you e Who wants to live forever. Assim como os riffs marcantes, suas performances são comentadas até hoje, especialmente o épico show no Estádio de Wembley (R.I.P.) em 1986. A guitarra mais usada por Brian é a sua Red Special, construída por ele próprio e seu pai, acrescentando ainda mais um tempero nerd ao cara. É também figurinha carimbada em qualquer lista de maiores guitarristas de todos os tempos.


A partir de 3:15 veja como p-i-l-o-t-a-r a platéia num show de rock

Eu poderia também começar este texto assim: "Veja o caso de Sir Brian May: ele é um astrofísico de renome..." que o título caberia do mesmo jeito. Graduado pelo nada tradicional Royal College of Science e PhD pelo Imperial College London, estudando a luz refletida de poeira interplanetária. Quando o Queen estourou ele abandonou o doutorado e voltou em 2007 e terminou sua tese, mas mesmo assim tem co-autoria em dois artigos científicos da época. Ele também é co-author do livro Bang! – The Complete History of the Universe, 2006. Procurando rapidamente na internet, você encontra vários outros títulos e homenagens acadêmicas que o sujeito possui, inclusive um asteróide que vai o seu nome (52665 Brianmay) que povoa o cinturão de objetos entre Marte e Júpiter.

E agora cabe a pergunta do título, o que Brian may faz de melhor na vida: ser guitarrista de umas das maiores bandas de rock de todos os tempos ou ser um grande astrofísico que contribui ativamente com a ciência.

Eu fico com esta aqui: o que Brian May faz de melhor na vida é ser Brian May!

Tem uma galera que já curte o Jedipress no facebook. E você?